sábado, 6 de abril de 2013

Projeto "Quem sou eu?"

                                          Projeto "Quem sou eu?"
Turma Planeta da Alegria ( Pré-escola A, 4 a 5 anos)
Turno:Tarde
EMEI Margarida Aurora
Profes: Lisméia e Vanessa

Justificativa:
          Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Sendo as instituições de educação infantil espaços de socialização, o trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais. A construção da identidade é um processo permanente que começa no nascimento. Por um tempo, a criança pensa que ainda faz parte de sua mãe. Depois começa a perceber-se como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores e suas necessidades. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), coloca que o brincar, sobretudo o faz-de-conta, é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. No faz-de-conta, a criança pode brincar como se fosse o pai, a mãe, o médico, o herói, o vilão, etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro, enriquecendo sua identidade. Os jogos e brincadeiras, envolvendo o reconhecimento do corpo, os cuidados pessoais, como a manutenção de bons hábitos de higiene, a importância da identificação pelo nome acrescentando-se o interesse pela sua representação gráfica, a integração entre a família e a escola, o respeito às diversidades, a progressiva independência na realização das mais diversas ações, propiciando o desenvolvimento da autonomia, também são de grande importância na construção da identidade segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998).
          Felipe (2001) diz que “a perspectiva teórica do sociointeracionismo destaca o papel do adulto frente ao desenvolvimento infantil, cabendo-lhe proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, a fim de que as crianças possam fortalecer sua autoestima e desenvolver suas capacidades”.
          Segundo Rosa (2001), um “trabalho importante a ser desenvolvido na pré-escola, é o de exploração e conhecimento do corpo”, podendo as crianças fazer medidas umas das outras, entrevistar os pais, fazer contornos dos pés e mãos e compará-los com os de outras pessoas, sendo estas atividades de observação do próprio corpo fundamentais para que as crianças reflitam sobre o funcionamento e os cuidados necessários com o corpo, além de contribuir para trabalhos de reflexão sobre identidade.
          Considerando a importância de a criança conhecer a história de sua vida, conhecer e explorar seu corpo, aprender a diferenciar seus gostos e opiniões, aprender a compreender e respeitar o outro e suas diferenças, perceber-se como um ser único, para que num processo permanente aconteça a construção da sua identidade e tendo em vista que, a criança, antes de tudo, precisa ter sua autoestima elevada, ter segurança e conhecer seu corpo, será desenvolvido este projeto.

Referências:
-  BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:MEC/SEF, 1998 (v. II).

 - FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, E. P. S. (Org). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.  P. 27-37

ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Ensino de Ciências e Educação  Infantil. In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, E. P. S. (Org). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. P.153-164.

Algumas atividades realizadas:

Fichas: Identificar o seu nome.















Realizando medições:














Comparando as alturas (mais alto que..., mais baixo...):














   Desenhos feitos pelas crianças a partir de foto do rosto:


Cantando "Cabeça , ombro, joelho e pé..."

Letra:
         Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
         Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
         Olhos, ouvidos, boca e nariz
         Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé.






Cantando "Sou um Boneco de Lata..."

Letra
      Sou um boneco de lata 
e bati com a cabeça no chão 
levei mais de uma hora 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
pra ficar bom. 


Sou um boneco de lata 
e bati com meu nariz no chão 
levei mais de duas horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
pra ficar bom... 

Sou um  boneco de lata 
e bati com o meu ombro no chão 
levei mais de 3 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
pra ficar bom 

Sou um boneco de lata 
e bati com o meu cotovelo no chão 
levei mais de 4 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 

Sou um boneco de lata 
e bati com a minha mão no chão 
levei mais de 5 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 

Sou um boneco de lata 
e bati com a minha barriga no chão 
levei mais de 6 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 


Sou um boneco de lata 
e bati com as minhas costas no chão 
levei mais de 7 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 

Sou um boneco de lata 
e bati com o meu joelho no chão 
levei mais de 8 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 

Sou um boneco de lata 
e bati com o meu pé no chão 
levei mais de 9 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 

Sou um boneco de lata 
e bati com o meu bumbum no chão 
levei mais de 10 horas 
pra fazer a arrumação 
desamassa aqui 
desamassa aqui pra ficar bom... 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.