Postagens mais visitadas

sábado, 27 de abril de 2013

Livros do Projeto "Quem sou eu?"

Livros usados no Projeto "Quem sou eu?"

       Os livros infantis a seguir, foram usados dentro do projeto "Quem sou eu?, que está sendo desenvolvido com a turma Planeta da Alegria (Pré-escola, 4 a 5 anos), da EMEI Margarida Aurora, no turno da tarde.

Diversidade


      A partir da história deste livro, realizamos uma atividade de pintura com tintas e colagem, onde cada criança representou, através da pintura, uma pessoa. No final, obtivemos uma diversidade muito grande de pessoas pintadas, cada uma com as suas características, enfatizando a importância do respeito à diversidade. Esta atividade está mais completa na postagem Diversidade.

Tanto, tanto!  


      Este livro é bastante interessante, pois no desenrolar da história, há algumas falas que se repetem, permitindo que as crianças participem, durante a leitura da mesma. Após a leitura foi realizada uma interpretação oral da mesma com a turma.

Rolim                                                            

.
       Após a leitura desta história de Ziraldo, cada criança colocou um nome no seu próprio umbigo e socializou com os colegas.

Sai sujeira!

      A partir da leitura deste livro, levantamos a questão da importância dos bons hábitos de higiene, com a turma.

Os dez amigos    

      Após a leitura da história, realizamos uma interpretação oral com as crianças, relembrando o nome dos dedos da história e suas características. Também fizemos o "carimbo" das mãos com tinta, aproveitando para incentivar as crianças a contarem seus dedos. Após, as crianças   desenharam rostinhos nos dedos (das mãos carimbadas), representando os personagens da história.



O joelho Juvenal


       Fizemos a leitura do livro para a turma e após uma interpretação oral no grande grupo. As crianças também puderam colocar se já machucaram/ralaram seu joelho como acontecia com o da história.




quinta-feira, 25 de abril de 2013

Livro de receitas da Dona Benta - Bolinho de Chuva da Dona Benta

Turma: Planeta da Alegria
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa

Esta atividade faz parte do projeto "Sítio do Pica-pau Amarelo"

Livro de receitas da Dona Benta

      Muitos momentos das histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo ocorrem na cozinha da casa da Dona Benta. Não são poucas as vezes em que delícias são preparadas ou, então, servidas aos personagens das histórias. Assim, surgiu a ideia de prepararmos algumas receitas com a turma e, a partir destas, construir um livro de receitas.
      Além da questão que nos remete às histórias do sítio, com o preparo das receitas, as crianças poderão desenvolver noções de medidas e quantidades, pois irão ajudar a medir e contar os ingredientes.
      A primeira receita que preparamos com a turma foi o famoso Bolinho de chuva da Dona Benta, que está sempre presente nas histórias.

                                                BOLINHO DE CHUVA DA DONA BENTA  
Receita:
4 ovos
10 colheres (sopa) de açúcar
2 copos de leite
4 copos de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento químico

Preparo:     
     Misturar todos os ingredientes, sendo o fermento por último. Fritar em óleo quente colocando colheradas da massa. Quando estiverem fritos passar em açúcar misturado com canela.                                       



































     Depois que toda a turma ajudou a misturar os ingredientes, foi só levar para fritar. Aí contamos com a ajuda da Carla, que trabalha na cozinha.
      E aí estão os Bolinhos de chuva da Dona Benta, prontinhos...



     E eles acabaram rapidinho...


















Atividade para montagem de painel em homenagem ao Dia das Mães.

Turma: Planeta da Alegria (Pré A, 4 a 5 anos)
Turno: Tarde
EMEI Margarida Aurora
Professoras: Lisméia e Vanessa

       Inicialmente, cada criança colocou oralmente o que gostava  na sua mãe, ou o que gostava de fazer com ela, ou, então, porque gostava da sua mãe. Após, pedimos que cada uma das crianças pensasse na sua mãe, lembrando de suas características. Por último, cada criança desenhou e pintou sua mãe dentro de um coração.

                                                                    











Que lindos ficaram os desenhos...